17 novembro 2008

Escritórios de consultoria econômica poderão aderir ao Simples Nacional

Por Renato Alves (*)
14 de November de 2008

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na terça-feira (11) o Projeto de Lei da Câmara 128/08 – Complementar, que altera o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. A matéria foi aprovada com diversas alterações, entre elas a emenda do senador Inácio Arruda (PC do B/CE), que possibilita aos escritórios de consultoria econômica o ingresso no Simples Nacional. A “Emenda Arruda” foi contemplada na emenda 23, que inclui entre os segmentos que poderão se beneficiar do regime de tributação simplificado “os escritórios de auditoria e consultoria”.
Durante os debates na CAE a senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), da base do governo, apresentou destaque para retirar do texto a emenda que beneficiava as novas categorias profissionais. A senadora argumentou que a permanência da emenda poderia dificultar a aprovação final do projeto e que o dispositivo poderia levar ao desemprego e à terceirização. A Comissão, no entanto, não cedeu aos argumentos e votou favoravelmente. Assim, a Emenda 23 foi mantida no parecer do senador Adelmir Santana (DEM/DF).
A matéria terá que passar ainda pelo plenário do Senado Federal. Se for aprovada com as modificações feitas pelos senadores, retornará ao exame da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: