Embora a maioria nos conheça, na foto, da esquerda para a direita: Pedro Afonso Gomes, professor José Dutra Vieira Sobrinho, juiz Dr. Fernando Figueiredo Bartoletti e presidente Waldir Pereira Gomes.
O presidente do Corecon-SP, Waldir Pereira Gomes, o Conselheiro e diretor do Sindecon-ESP Pedro Afonso Gomes e o professor José Dutra Vieira Sobrinho, vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, estiveram na Escola Paulista da Magistratura, em 18/11, proferindo palestra direcionada a 136 magistrados que participaram em sistema de transmissão via web
A apresentação foi bem recebida pelos magistrados, que após a apresentação puderam formular perguntas específicas sobre casos práticos em que atuam.
Segundo o economista Pedro Afonso Gomes, o receio inicial pela responsabilidade da palestra foi substituído pela satisfação dos esclarecimentos oferecidos:
“Confesso que estava muito apreensivo, porque precisávamos cumpri os três objetivos a que nos propusemos: corresponder à expectativa dos magistrados que nos assistiam; estreitar os vínculos com a EPM e através dela com a ENAFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) e a Justiça Estadual de São Paulo; e elevar o conceito dos peritos economistas, do CORECON/SP, do SINDECON/SP e da OEB diante dos juízes”.
O tema da palestra proposto pelo Diretor da EPM, Desembargador Antonio Rulli Junior -- "Capitalização de Juros e o Poder Judiciário" -- foi desenvolvido sob dois ângulos diferentes , em que cada economista apresentou um ponto de vista diferenciado.
As cerca de 15 perguntas que foram dirigidas pelos magistrados- espectadores aos palestrantes diziam respeito a situações concretas e revelaram as legítimas preocupações de quem decide não apenas sobre papéis, mas tendo diante de si uma situação humano-empresarial.
Pedro Gomes mais uma vez aproveitou para esclarecer quanto ao termo “perícia contábil” utilizado de forma incorreta numa das perguntas. "Excelência, perícia contábil não, mas perícia econômico-financeira , sim", disse num momento de descontração.
Ao final da apresentação, o Dr. Fernando Figueiredo Bartoletti, juiz na capital e coordenador de cursos da EPM, agradeceu a presença dos economistas, afirmando que a palestra tinha atingido os objetivos e certamente seria bem avaliada pelos magistrados.
“A participação dos economistas aqui na EPM num curso de requisito para promoção de juízes vitalícios vem coroar essa parceria”, disse Waldir Pereira Gomes, presidente do Corecon-SP.
A parceria entre o Corecon-SP e a EPM teve início com a ida do desembargador Antonio Rulli Junior ao Conselho para falar sobre "A formação do juiz" (junho/08), e, posteriormente, com uma nova palestra no II Encontro Brasileiro, sobre "Direito, Economia e Sociedade" (setembro/08) .
A EPM gravou a palestra que disponibilizará à TV Economista nas próximas semanas.
Assessoria de Imprensa - Corecon-SP
19 / 11 / 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário