15 novembro 2008

Dia da República


Hoje é o dia, que nós brasileiros, comemoramos a proclamação da República ! Mesmo Sabendo que a maioria dos brasileiros não dão a devida importância a data - gostam apenas do feriado -, ou mesmo nem sabem o valor desse fato histórico.

A República é um sistema de governo, onde o povo tem o direito de chegar ao poder, decisório ou de governo, da nação, por este sua grande importância. E não confundir República com democracia. No Brasil, tivemos vários momentos de período republicano, sem democracia.



Aqui segue-se um pequeno levantamento histórico e de resgate de nossa história republicana, de quem considero os presidentes de que marcaram de forma positiva e que transcenderam o posto de presidente do Brasil e de alguns personagens imprensidíveis a nossa república:






O período de transição da monarquia a República, os republicanos como Rui Barbosa - foto abaixo, merecia ter sido presidente - e Benjamin Constant, precisavam de um líder forte, de competência e de moral ilibada, para fazer a "revolução republicana", encotraram no Marechal Deodoro estas qualidades (foto do centro, acima) - além do apoio importante do exercíto -, mesmo ele sendo de confiança do Imperador D. Pedro II. E alguns afirmam que ele era um monarquista, mas durante seu governo deu provas de ser a favor so novo sistema. O Barão de Rio Branco, foto a direita, foi de extrema importância, ao que se refere na constituição de uma nação reconhecida internacionalmente e de nossas atuais fronteiras e formação do território nacional.




Prudente de Morais - foto acima -, grande personagem de nossa república, ligado ao café e ao movimento republicano foi o primeiro presidente civil de nossa história.



Júlio Prestes, foi governador de São Paulo, e nos moldes da antiga república do café-com-leite, fora eleito e iria assumir a presidência do Brasil, na sucessão de Washington Luís, mas, com o conflito de contestação ao café-com-leite, os governadores dos demais estados resolveram apoiar o Getúlio Vargas, na empreitada. Não que considere o Vargas, um mal presidente a história já nos mostrou a grande importância da era Vargas, e nem que o Prestes seria o melhor presidente da república, e sim que Júlio Prestes, é meu conterrâneo, minha cidade fica ao lado da cidade natal dele. E para nós em particular, a história poderia ser outra.




Getúlio Vargas, as transformações providas por ele no Brasil, foram de suma importância para soberania nacional, para nossa industrialização e o fim da dependência do Brasil em relação ao café, realmente colocou o Brasil na modernidade - está ai a Petrbrás, Vale do Rio Doce e a CSN, para provar -, foi o presidente ideal para o momento tão conturbado da história mundial.




O JK, foi um idealista, corajoso e de fibra, sem ser rude ou impositivo. Com seu carisma conseguiu fazer o seu plano de metas e desenvolver o país 50 anos em 5. Mostrando ao país, que com planejamento econômico podemos mudar o país, sem arranhar a imagem do capitalismo e do livre-mercado. Não seriamos nem um terço do que somos hoje sem a dobradinha Vargas-Jucelino.





Jango foi um grande pecado de nossa história, foi um excelente presidente, olhou para os mais humildes, aos trabalhadores e aos pequenos ruralistas. Queria fazer as reformas de base, que todos os países desenvolvidos fizeram em algum momento de sua história, e que no Brasil até hoje não foi feito. As "forças ocultas" que imperam neste país não deixaram. Uma pena! Depois entrou o momento da República sem democracia....


... que prefiro nem comentar, os resultados econômicos do período foram ótimos, mas os resultados de perseguições de repressão ofuscam os bons desempenhos. Que só acabaram pela luta social, dos movimentos organizados pelo povo e dos milhares de torturados e desaparecidos da ditadura. Que podemos colocar como líder dessa transfomação ao Ulysses Guimarães, o Sr. Diretas - também merecia ser eleito -, e ao Tancredo Neves, o primeiro presidente da re-democratização.





O LULA, podemos compara sua eleição, respeitada as devidas proporções, ao do Obama nos EUA recentemente, pois foi o rompimento de vários paradigmas de nossa sociedade, até então. Um nordestino, pobre, retirante, da classe trabalhadora e sindical que chegou lá. E vem desempenhando um excelente governo com crises brotando de todos os lados, plantadas ou não.







4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo diHITTiano, tem um presente prá você no Blogue do Monstro, visite a página principal ( http://bloguedomonstro.blogspot.com ) ou http://bloguedomonstro.blogspot.com/2008/11/dardos.html

Espero que goste!

Forte abraço, Monstro
http://bloguedomonstro.blogspot.com

Prof. Economista Flauzino Neto disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Sou fã do Barão! Ele foi um homem de ação e que mudou "literalmente" a história do brasil!
Além do fato de tê-lo em nossas mãos ser muito "agradável"

Monstro
http://bloguedomonstro.blogspot.com

Anônimo disse...

belo trabalho, queria ter postado algo sobre o tema, mas como ando no periodo de provas, nao houve oportunidade, mas ficou muito legal