Este texto fora extraído de um blog, onde o proprietário é de São Paulo, mestre em arquitetura (Ricardo Rossini) e, critica o tão falado concurso de arquitetura para construção de um teatro em Itapeva-SP, pela mídia chapa branca deste município, se esse concurso inocente é "mandraque" imaginem os outros... ( dessa vez a crítica não partiu deste escriba aqui):
"Olá pessoal!
Tem passado o tempo e eu não atualizo o blog não é...coisa feia!
Passou o Ópera Prima, com projetos muito bem feitos por alunos de arquitetura de todo o Brasil e eu não comentei nada. O prêmio também mostrou que a hegemonia das faculdades públicas não é mais a mesma, já que muitas universidades particulares estiveram entre os premiados.
Falei que iria comentar do concurso do MIS, vencido pelo DS+R, mas não falei. Comentei também que iria falar do projeto do Museu da Unicamp, e mais uma vez não falei.
Droga!! Queria voltar a ter tempo de postar bastante coisa por aqui, mas é que estou fazendo a casa que comentei com vocês e está complicado me concentrar e postar algo.
Hoje vou comentar rapidamente sobre o Concurso para o novo Teatro Municipal de Itapeva.
Ok, sei que não é Paris, nem Barcelona, mas é um concurso nacio....ops...não é nacional...O concurso é restrito ao Estado de São Paulo.
Querem outras notícias? Vamos lá...
O Concurso não é só para arquitetos, mas engenheiros podem participar também...Imagina só a criatividade dos projetos? Sensacional...
Nada contra os engenheiros, mesmo porque em equipes multidisciplinares a presença deles é importantíssima para alguns assuntos, mas levar a cabo sozinho um projeto de um Teatro, não acho que o resultado final seria tão satisfatório quanto o de um arquiteto.
Mas vocês devem estar pensando que apesar de tudo isso, o prêmio é significativo...Certo?
Não...não...Pensaram errado. O prêmio é de 8 mil reais. Da vontade de rir!
Não sei qual é o problema do Município de Itapeva, mas esse concurso já nasceu todo errado.
Porque não um concurso nacional? (acabei de ler no site “concursos de projeto” que o concurso é aberto a todo Brasil, desde que o ganhador, no final, seja filiado ao CREA-SP).
Porque no edital não existe nenhuma informação sobre o preço que será pago para a elaboração do projeto executivo?
Um concurso para o projeto de um Teatro deve mesmo ser aberto a Engenheiros? (novamente, uma das pessoas que penso eu ser responsável pelo edital, diz que o concurso é aberto a todos, inclusive técnico em edificações, pois eles não estão tratando ninguém com diferença. Segundo suas próprias palavras: “...E se o fizerem com projetos de qualidade que venham a ser selecionado, qual o problema?(de ganharem óbvio)...”
Triste!
Olha, realmente é complicado, pois a gente critica tanto nosso IAB, que quando paro e penso em um concurso desses, que não foi organizado pelo órgão que representa nossa classe, vejo que se é ruim com ele, é muito pior sem ele.
I ai, alguém se habilita a tentar o tal concurso?
Sem querer falar, mas se alguém for querer apresentar algumas perspectivas eletrônicas, com boas plotagens, painéis e mais o custo do envio, os 8 mil reais não dá nem para pagar isso. Esses 8 mil é somente 0.16% do valor total do projeto.
Que valorização da nossa profissão!!
Uma pena!
Tem algumas coisas que poderiam ser melhores, mas não adianta! Tem pessoas que não se esforçam em nada para essa melhora!
Quem sabe o projeto vencedor seja realmente bom...não torço contra, mas que tudo caminha para um final triste, isso é fato.
Saudações."
Nenhum comentário:
Postar um comentário