Tenho enorme respeito e admiração aos profissionais técnicos deste país, sei que as vezes fazem mais do que um profissional graduado, mestrado e doutorado, e também da necessidade que toda as nações tem, destes, para construção de um país. Também sei que se deve investir e ter qualidade na educação em todos os setores, da pré-escola, fundamental, médio, técnico e supeiror, mas temos que ter um foco, o que queremos como resultado do investimento na educação: Alfabetizados úteis, trabalhadores especializados, ou desenvolvimento do Brasil?
Pensar em desenvolvimento do Brasil, numa matriz de mão-de-obra baseados somente em técnicos, como é pregado e pela GLOBO e o PSDB, é um absurdo! A GLOBO, faz propagandas matérias afirmando que só assim se consegue empregos, carteira assinadas e etc, O PSDB, em São Paulo só investe na abertura de novas vagas de ensino técnico, e esquecendo do terceiro grau - fundamental então nem se fala, é de péssima qualidade, vejam o resultado do SARESP, a avaliação do próprio Governo . Incentivando e direcionando a maioria da população a irem para este lado, sendo que deveria ser ao contrário, o correto era incentivar e dar garantias (de estudo e de emprego) para todos na formação de novos Engenheiros, Cientistas em Geral, Médicos, Farmacêuticos e afins.
Todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento, tem a matriz baseado em graduados, pois aplicam enormes quantias de recursos em Pesquisa e Desenvolvimento para sempre estarem crescendo, e na ponta de novas descobertas. Parece-me, que no Brasil, a filosofia da direita ainda é, somente ter mão-de-obra especializada focada em trabalho e produção, que é mais útil para eles, e não querem ter uma nação desenvolvida, que tenha liberdade de pesquisar e descobrir novas fronteiras e possuir profissionais melhores e mais qualificados, para que melhorasse a qualidade de vida de todos nós brasileiros.
Um comentário:
Gostei daqui... to seguindo!
Abração!
Postar um comentário