Vejamos, os alunos da segunda, quarta, sexta e oitava séries, mais os do terceiro ano do ensino médio, fazem uma prova de português e outra de matemática. Se vão bem, ponto para escola, se forem mal ... meu Deus ..., aí é chamada de atenção e trabalho redobrado aos Diretores e Professores, é chamada geral, de cima para baixo. Governador, Secretário Estadual da Educação, Prefeito, Secretaria Municipal, Diretores e Professores e depois os alunos.
Então, qual é a praxe? A medida geral dos municípios, é fazer uma revisão das matérias, aplicar simulados, ensinar os alunos a preencherem os gabaritos, e etc. Tamanho é o medo, de um vexame público. Daí eu pergunto: Vale a pena? Pois o resultado é mascarado, a educação estadual se resume em ir bem no SARESP; E a pressão e responsabilidade jogada, em cima dos alunos ( entre oito e doze anos).
O SARESP, em dois dias, com tanta pressão e responabildade em jogo, irá provar alguma coisa ou será, usando um jargão do futebol, igual a um penalti: "NÃO PROVA NADA!". Porque, o penalti, bem cobrado não quer dizer que o jogador é um craque, e um desperdissado não vai mostrar que é um "perna-de-pau". Um aluno pode ficar nervoso, e ir mal na prova, ou na sorte "chutar" uma boa quantidade de alternativas corretas, e afetar todo um ano de trabalho, sem realmente conseguir, com absoluta certeza, afirmar se uma escola é boa ou ruim, com o SARESP.
Coisas de um modelo de governo, que vem desde, o provão no terceiro grau, do ínicio dos anos 90, que não resolveu nada, e agora do SARESP, do ensino médio e fundamental dos anos 2000, tentando justificar suas maravilhas administrativas do campo da educação!
2 comentários:
Mas não é só o SARESP que não funciona, é toda a nossa educaçao, que está um caos, crianças que estão na 4 série que não sabem ler nem escrever e por aí vai.Precisamos repensar todo o modelo de educação em nosso país, por que do jeito que está nao pode continuar.
Foi o que eu quiz dizer, a educacao não funciona, mas, a nota do SARESP podem sair altas. Aí que mora o perigo, se as notas forem boas, nada, nada, nada, será mudado. Pois, as escolas ficaram uma semana ensaiando com os alunos como fazer o SARESP.
Postar um comentário