27 outubro 2007

Modelo P$DB, Desenvolver custa caro.

Já divaguei, por diversas vezes neste Blog, sobre a diferença de se governar em uma economia capitalista, Neo-Liberal ou Keynesiana. A primeira só pra recapitular, pensa em governar sem gastar (educação, saúde, habitação e segurança tudo isto é gasto) ou gastar o mínimo e o livre mercado para se ajustar tudo (se isso for possível na prática, é claro), a outra forma - a do Keynes -, prega o gasto público necessário para atingir o pleno emprego, o estado corrigindo as imperfeissões.
Desenvolver uma nação, estado ou munícipio, custa caro, os neo-liberais do P$DB, nunca fizeram e não farão esforço para tal. Aqui em minha cidade, fica óbivo o modelo pe$$edebista adotado: Não gastar, isto é, a UNESP, prescisa de mais salas para implementação de novos cursos, isso depende de construção pela prefeitura de tais salas de aulas - custar custa, mas não serão muita coisa, para o munícipio pois, os ganhos futuros serão maiores, só o míope do Prefeito que não vê.
Com mais cursos, mais alunos e professores, gastando na cidade, conseqüentemente mais empregos, e mais desenvolvimento para cidade - puro efeito multiplicador keynesiano, gastos fiscais, igual, mais desenvolvimento - sem contar com a formação profissinal de nosso cidadão e de inovação tecnlógica barata ao empresariado de Itapeva e região que a universidade pode proporcionar para o desenvolvimento econômico regional! Cadê a função da prefeitura de desenvolver o munícipio e gerar empregos, fica só na promessa? O que a prefeitura faz com o nossos impostos que não pode fazer algumas salas de aula? Desenvolver custa, mas ficaremos parados no tempo e subdesenvovidos, para SEMPRE?

Nenhum comentário: